computador_edited.jpg

 Atendimento online

Organize-se

Local privado, tranquilo, sem interferências

Separe os resultado de exames ou documentos sobre os quais terá necessidade de falar durante a consulta, para enviar.

Tecnologia

Luz: posicione-se de frente para a luz

Teste seu microfone, áudio e câmera 

 Fones de ouvido reduzem o eco.

Conexão de internet boa:

 teste aqui. 

 

Contato

Você receberá por e-mail um link da plataforma de telemedicina utilizada (não há necessidade de fazer instalação).

Câmera: precisa estar apoiada em tripé ou equivalente. Segurar a câmera durante a consulta não é adequado e é desconfortável.

Receita controlada

É possível enviar a receita com certificação digital, de acordo com as normas do CFM e CFF.

saiba mais.

Para documentos que não possam ser enviados digitalmente, será combinada a entrega.

David Grand-músicas

(Spotify) e fones de ouvido estéreo.

Ponteira - Pode ser um canudo de jornal.

Conforto: permita-se ficar recostado, com as mãos livres, de frente para a câmera, de preferência com a câmera na linha dos olhos.

 
sala%20de%20atendimento_edited.jpg

SE PREFERIR ATENDIMENTO PRESENCIAL

LEMBRAR DOS CUIDADOS RECOMENDADOS PELO COVID:

Usar máscara, não comparecer se estiver com sintomas gripais e neste caso, solicitar atendimento online.

PARA O BRAINSPOTTING

TRAZER O SEU PRÓPRIO FONE DE OUVIDO.

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO

 

Prescrição Eletrônica

O projeto Prescrição Eletrônica é fruto de ações conjuntas do CFM com o CFF - Conselho Federal de Farmácia e ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que viabilizam o trâmite de documentos digitais seguros, tais como prescrições e atestados médicos para fins laborais.

O projeto auxilia a relação remota entre médico, paciente e farmacêutico, com a possibilidade do paciente receber prescrições diretamente no celular, sem uma via em papel, e ter o documento conferido, via plataforma, diretamente no balcão da farmácia.

O projeto conta, também, com um Validador de Documentos que valida a receita em meio digital (formato PDF) quanto a sua autoria, se assinada por um médico habilitado e se dispensada por um farmacêutico. Permite, ainda, verificar a integridade do documento assinado com certificado digital ICP-Brasil.

 

A ICP-Brasil apresenta valor jurídico assegurado pela legislação, no caso, pela MP 2.200-2/01. O reconhecimento da assinatura digital, então, é o mesmo que o de uma assinatura manuscrita.

Com a assinatura digital garantem-se autoria, integridade, autenticidade do documento, já que a tecnologia da ICP-Brasil criptografa o seu conteúdo no momento da assinatura, evitando alterações. E caso haja alguma tentativa, o documento mostra uma mensagem de erro ao ser aberto.Um documento com assinatura digital ainda garante que quem o assinou está ciente e de acordo com o seu conteúdo, já que o certificado digital identifica com segurança quem apôs sua assinatura, sem que o mesmo possa repudiar o ato assinado.

Fonte: https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/

Perguntas Frequentes

Como recebo a receita digital?

Após o médico assinar e ele envia o documento para o paciente ou responsável por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens, por exemplo.

 

Preciso imprimir a receita?

Não. Com o projeto Prescrição Eletrônica, no ato da dispensação, o farmacêutico verifica a assinatura digital do médico, a validade do registro profissional e se a prescrição já foi dispensada, direto do documento eletrônico, sem necessidade de documento em papel. 

Como apresento a receita à farmácia?

É interessante verificar com sua farmácia de preferência, pois existem diferenças na forma de receber como e-mail ou aplicativos. 

 

Que tipo de receita poderá ser validada por certificação digital?

De acordo com a Anvisa, a assinatura digital com certificados ICP-Brasil deve ser utilizada nas receitas de controle especial e nas prescrições de antimicrobianos. Não se aplica a outros receituários eletrônicos de medicamentos controlados, como os talonários (azul e amarelo).

A receita digitalizada/scanneada (sem assinatura eletrônica) vale? 

Somente para os medicamentos passíveis de venda sob prescrição em receita simples ou isentos de prescrição médica, desde que tal cópia atenda todos os pré-requisitos exigidos na legislação e em normativas sanitárias e éticas para o receituário em papel. 

O que é certificado digital ICP-Brasil?

O certificado digital é a identidade eletrônica da pessoa física ou jurídica em ambiente virtual, documento eletrônico que identifica e gera a assinatura digital do seu titular, direto no documento digital. Para verificar apenas o certificado digital pode ser verificado pelo site: https://verificador.iti.gov.br/verifier-2.5.2/

A vantagem do projeto Prescrição Eletrônica é permitir também verificar a validade do registro profissional e se a prescrição já foi dispensada de uma só vez. 

SEPS 707/907 bloco C, sala 323 

Edifício San Marino

cep: 70390-100 Brasília, DF

  • Facebook
  • Instagram