BIOFEEDBACK

“ O nosso corpo trabalha para manter a homeostase. Um equilíbrio dinâmico, adaptando-se às necessidades do momento.

Embora os mecanismos de homeostase do sistema nervoso sejam autônomos, o trabalho de "biofeedback" oferece informações que possibilitam ao indivíduo  perceber o que acontece com seu corpo e criar formas de ajuste.

É quase como se fosse uma bailarina dançando na frente do espelho. "

Dra Clarice D. de Araujo

Médica Psiquiatra

NA SAÚDE MENTAL UTILIZAMOS PRINCIPALMENTE: 

Neurofeedback

Estimulação cerebral baseada no EEG

Uma das formas de se avaliar o funcionamento cerebral é através da eletricidade captada pelo eletroencefalograma (EEG). Em conjunto com a avaliação clínica e, em alguns casos, exames complementares, é possível perceber indícios de ansiedade, de alteração da atenção, depressão... 

A pessoa precisa estar com os eletrodos nas regiões do crânio que correspondem às regiões cerebrais a serem estimuladas. 

E então, o equipamento orienta o paciente a produzir ondas mais rápidas ou mais lentas, de acordo com o protocolo definido para seu caso. 

Devido a pandemia, não estamos trabalhando com esta técnica, no momento.  Se tiver interesse, cadastre-se que entraremos em contato, assim que retomarmos as atividades presenciais.  

VFC ou HRV

Variabilidade da Frequência Cardíaca

O nosso coração se adapta a cada momento a mudanças no sistema. Pressão e fluxo sanguíneos precisam ser ajustados entre um batimento e outro. Quanto maior a capacidade de variar, melhor. Com a respiração, podemos educar o corpo a ter um melhor aproveitamento da VFC. A ideia surgiu da meditação, mas agora tem ciência e, se bem orientada, qualquer um pode obter benefícios.

O objetivo é fazer com que o corpo encontre um equilíbrio do sistema nervoso simpático/parassimpático, desenvolvendo melhor capacidade de homeostase e de enfrentamento de estresse.

É possível ser feito de forma remota, usando-se um sensor como o polar ou câmera do celular. 

INFORMAÇÃO E AGENDAMENTO

OU

CADASTRE-SE

para receber informações

GSR

Resposta Galvânica da Pele

As glândulas sudoríparas são muito sensíveis a variações elétricas do corpo. E quando estamos em um estado de ativação, podemos detectar alterações por meio de sensores posicionados nas mãos. 

Sabe aquele teste da mentira? É baseado neste princípio. O intuito aqui, no entanto, não é avaliar a honestidade da pessoa, mas ajudá-la a perceber como o seu corpo se comporta e educá-lo para ter maior equilíbrio. 

Costumamos trabalhar com essa técnica em consultório, apesar de existirem equipamentos para uso doméstico.

Se tiver interesse em conhecer a técnica, cadastre-se e entraremos em contato, assim que retomarmos as atividades presenciais.

SEPS 707/907 bloco C, sala 323 

Edifício San Marino

cep: 70390-100 Brasília, DF

  • Facebook
  • Instagram